No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Seg Mai 21, 2012 7:18 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Relações de parentesco
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 12:20 am 

Data de registro: Qua Mar 19, 2008 6:13 pm
Eu nao sei se isto eh algo que possa incomodar, mas eu tenho percebido na arvore que algumas relaçoes de parentesco tem siginificado engraçado, tais como o filho do tio-avo, quando a relaçao seria primo em 2º grau, ou pai do bisavo, que seria trisavo ou tataravo, etc.
Sei que alguns termos foram aproveitados do portugues de Portugal, para facilitar o processo de programacao, mais este tipo de intervençao podera trazer mais pessoas para participar. Desde ja agradeco a atencao.

Assunto do Tópico: Re: Relações de parentesco
MensagemEnviado: Ter Fev 10, 2009 4:03 am 

Data de registro: Qui Out 16, 2008 4:09 am
Oi Josmar,
Na verdade não se trata de questões lingüísticas, e sim jurídicas :!:
A legislação não reconhece termos como primo em 2º grau e, para evitar confusões, adota a convenção da Genealogia.

Um bom motivo para essa regra ser seguida está sua própria mensagem:
- Para você, filho do tio-avô equivale a primo em 2º grau, certo ?
- Eu, particularmente, considero que primo em 2º grau seria o neto do tio [
ou filho do primo] 8)
- Já minha mãe chamaria um filho do tio-avô de primos-irmãos...

Percebeu a bagunça ?

Para mais detalhes, selecionei e recomendo visitar estas fontes:

artigo na Wikipedia
blog Para Entender Direito
página do TRE brasileiro

Não... minhas avós não eram parentes
Pelo menos, não que eu saiba :roll:

MensagemEnviado: Ter Fev 24, 2009 10:35 pm 

Data de registro: Seg Ago 18, 2008 6:47 pm
DuRVaL CaRVaLHo escreveu:
Oi Josmar,
Na verdade não se trata de questões lingüísticas, e sim jurídicas :!:
A legislação não reconhece termos como primo em 2º grau e, para evitar confusões, adota a convenção da Genealogia.

Um bom motivo para essa regra ser seguida está sua própria mensagem:
- Para você, filho do tio-avô equivale a primo em 2º grau, certo ?
- Eu, particularmente, considero que primo em 2º grau seria o neto do tio [
ou filho do primo] 8)
- Já minha mãe chamaria um filho do tio-avô de primos-irmãos...

Percebeu a bagunça ?

Para mais detalhes, selecionei e recomendo visitar estas fontes:

artigo na Wikipedia
blog Para Entender Direito
página do TRE brasileiro

Humm... interessante....

Já que pode haver a bagunça, isto poderia servir como base para a criação de um novo recurso: Permitir que as pessoas que usam o site dar nomes alternativos às principais relações de parentesco que aparecem pela frente.

Assim, por exemplo, poderia haver em algum lugar uma lista de relações de parentesco, e para cada item:
* um campo onde se possa digitar o nome alternativo (ou melhor, dois campos: um para o masculino e outro para o feminino: filho do tio-avo x filha do tio-avo); ou então
* uma lista com as opções mais comuns para tal relação de parentesco, eventualmente com um campo opcional para se digitar um outro nome alternativo;

Isso talvez agrade aos que acham um pouco estranha a nomenclatura adotada no momento...
Fica aí minha sugestão a respeito!

Até mais,
Helder

MensagemEnviado: Qui Fev 26, 2009 5:00 am 

Data de registro: Qui Out 16, 2008 4:09 am
heldergeovane escreveu:
Já que pode haver a bagunça, isto poderia servir como base para a criação de um novo recurso: Permitir que as pessoas que usam o site dar nomes alternativos às principais relações de parentesco que aparecem pela frente.
Assim, por exemplo, poderia haver em algum lugar uma lista de relações de parentesco, e para cada item:
* um campo onde se possa digitar o nome alternativo (ou melhor, dois campos: um para o masculino e outro para o feminino: filho do tio-avo x filha do tio-avo); ou então
* uma lista com as opções mais comuns para tal relação de parentesco, eventualmente com um campo opcional para se digitar um outro nome alternativo;
Isso talvez agrade aos que acham um pouco estranha a nomenclatura adotada no momento...
Até mais,
Helder

Então Helder, eu nem sou da área de informática. Todavia, tenho certeza que as implicações técnicas desses 'nomes alternativos' seriam extremamente onerosas.

Nada contra as tradições regionais [
muito pelo contrário :roll: ], mas realmente é difícil imaginar o que seria um 'primo-de-lado' [como já me chamaram] apenas olhando tal indicação entre duas pessoas.
Lembrando que tais nomenclaturas 'sem-graça' são estabelecidas pela ciência Genealogia.

Como opção é possível utilizar a 'Nota Privada' de cada Perfil, tendo como revés o fato de só ser lida por quem a escreve.

Não... minhas avós não eram parentes
Pelo menos, não que eu saiba :roll:

MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 3:00 am 

Data de registro: Seg Ago 18, 2008 6:47 pm
DuRVaL CaRVaLHo escreveu:
heldergeovane escreveu:
Até mais,
Helder

Então Helder, eu nem sou da área de informática. Todavia, tenho certeza que as implicações técnicas desses 'nomes alternativos' seriam extremamente onerosas.

Nada contra as tradições regionais [
muito pelo contrário :roll: ], mas realmente é difícil imaginar o que seria um 'primo-de-lado' [como já me chamaram] apenas olhando tal indicação entre duas pessoas.
Lembrando que tais nomenclaturas 'sem-graça' são estabelecidas pela ciência Genealogia.

Como opção é possível utilizar a 'Nota Privada' de cada Perfil, tendo como revés o fato de só ser lida por quem a escreve.

Bom, como não tenho me aventurado como programador ultimamente, vou deixar a avaliação da viabilidade técnica para os desenvolvedores... :mrgreen:

Mesmo assim, só para deixar claro, eu estava imaginando estes nomes personalizados sendo visíveis apenas para quem os criou. Para quem nunca personalizar a nomenclatura, o texto padrão (atual) é que seria exibido...

E por ser uma sugestão de uma melhoria sutil, pode-se colocar ela bem no finzinho da lista de prioridades, ok? =P

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora