No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Sáb Fev 11, 2012 5:29 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 12 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: SOBRENOME
MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 4:21 am 

Data de registro: Seg Set 08, 2008 5:25 pm
Para dar início a este tópico gostaria que lessem abaixo, depois a idéia vai fluir:
- Fazendo uma pesquisa no banco de dados de MeusParentes, deparei com um sério problema para qualquer pesquisador, a grande variedade de formas com as quais as pessoas se utilizam para colocar nomes e sobrenomes na árvore.
Vendo que eu e meus convidados também não tinhamos uniformidade, tomei a iniciativa de organizar a minha árvore por vários motivos.
1º Localização rápida na árvore e nas páginas de apoio da árvore;
2º Em caso de impressão da árvore, os ramos e os nomes ficam bem definidos;
3º Cria-se grupos de SOBRENOMES distintos (todo um ramo fica unido sobre o mesmo sobrenome);
4º Auxilia outros pesquisadores e facilita a localização de parentes em outras árvores disponiveis para pesquisa.
Com o exposto, criamos regras para a colocação dos nomes, e uma das regras foi o SOBRENOME, em nossa árvore, o SOBRENOME esta sempre em caixa alta ou maiúscula, e o nome em caixa normal observando-se as regras da língua para nomes próprios.
Com esta regrinha chegamos a reduzir em 40% o número de sobrenomes na LISTA DE NOMES.
Mas não ficamos somente no SOBRENOME, na caixa NOME VISTO e NOME DE NASCIMENTO esta regra também é aplicada para que na visualização de qualquer página de MeusParentes onde o nome seja solicitado, o SOBRENOME destaca-se e torna a leitura facil e agradável.
Esta regra veio de um arquivo Relação de Tombo de Guaratingueta, de 1600-1700 e do livro Genealogia Paulistana. Depois eu reparei que vários arquivos na internet que relacionam árvores genealógicas, também usam este recurso.
Este texto tem por objetivo trazer aqui as idéias de outros usuários para que "trocando informações" e "criando discussões", possamos tornar o Banco de Dados de meusparentes um trabalho de genealogistas sérios ( amadores ou profissionais, mas sérios). Aqui neste Forum, sei que existem vários Genealogistas e Pesquisadores profissionais que poderiam nos auxiliar com seu conhecimento e experiência no assunto.
Eu imagino que um dia, alguém no futuro, estará lendo o nosso trabalho e tendo a sua pesquisa simplificada pelas regras que colocamos hoje.
Gostaria que outros dessem a sua opinião e deixassem aqui as soluções encontradas para cada caso em especial. Crie um tópico para cada assunto com a solução encontrada e o resultado na árvore.

Walter Olivas

Assunto do Tópico: Re: SOBRENOME
MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 11:21 pm 

Data de registro: Qui Out 09, 2008 4:43 pm
Em resposta à sua mensagem, sugiro que a equipa de MeusParentes crie uma pequena árvore fictícia em que demonstre como aplicar a sua ideia e que talvez sirva para responder a outras questões. A árvore-exemplo seria acessível por toda a gente com ou sem senha e demonstraria como resolver não apenas a questão dos sobrenomes como outros problemas (a forma de resolver problemas seria visível, por exemplo, no campo da biografia). Mais, retomando o que sugere, proponho que a árvore mostre como alguém que pertence a uma certa família destacada em maíusculas muda (ou não) quando cruza com outra família, por via do casamento - em muitos países a lei já permite que não apenas a mulher tome (ou não) o sobrenome do marido como o contrário, isto é, o esposo toma o sobrenome de família da esposa. Cumprimentos, Carlos Andrade

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 1:24 am 

Carlos Andrade escreveu:
Em resposta à sua mensagem, sugiro que a equipa de MeusParentes crie uma pequena árvore fictícia em que demonstre como aplicar a sua ideia e que talvez sirva para responder a outras questões. A árvore-exemplo seria acessível por toda a gente com ou sem senha e demonstraria como resolver não apenas a questão dos sobrenomes como outros problemas (a forma de resolver problemas seria visível, por exemplo, no campo da biografia). Mais, retomando o que sugere, proponho que a árvore mostre como alguém que pertence a uma certa família destacada em maíusculas muda (ou não) quando cruza com outra família, por via do casamento - em muitos países a lei já permite que não apenas a mulher tome (ou não) o sobrenome do marido como o contrário, isto é, o esposo toma o sobrenome de família da esposa. Cumprimentos, Carlos Andrade

Ola Carlos,

Vamos por etapa, rsrsrs

"proponho que a árvore mostre como alguém que pertence a uma certa família destacada em maíusculas muda (ou não) quando cruza com outra família, por via do casamento"

1º Quanto ao SOBRENOME, a regra para ele pode mudar de um país para outro, na minha árvore eu tenho, Brasil, Espanha, Portugal, Alemanha, Libano, Itália e Estados Unidos, e quando consultamos algum parente e ele nos fornece seu nome, o SOBRENOME sempre será um motivo de discussão de como iremos colocá-lo na árvore para poder adequar a nossa árvore a possibilidade de encontrar a sua continuação no exterior.
No Brasil, recentemente, por Lei Federal, perde-se a obrigatoriedade do SOBRENOME do homem ser o dominante, mas os mais conservadores ainda irão usar a tradição de nome/sobrenome mulher/sobrenome homem.
Enquanto no Brasil o sobrenome caminha da direita para a esquerda, na Espanha o sobrenome caminha da esquerda para a direita ou seja nome/sobrenome do marido/sobrenome da mulher.Quando eu falo em caminhar é porque os sobrenomes tendem a desaparecer com as gerações.
Na Itália a mulher não adotava o nome do marido, mas só os filhos dela com ele, regra usada a muitos anos atrás e que muitas vezes complica a nossa pesquisa, (passei quase dois dias procurando o nome de uma ancestral de minha mulher pelo sobrenome do marido e eu só descobri porque um ramo da família não adotou a regra brasileira).
No Líbano você tem que fazer ginástica para entender, Nome do pai/sobrenome da família/nome/sobrenome da mãe/sobrenome do pai ou ainda nome do pai/nome do filho/sobrenome do pai/sobrenome da mãe/sobrenome do pai.
ex: Elias Elias Khammell Bou Assam Khammell.(muitos países da peninsula arábica usam esta regra), o pior que eu já achei foi Khattar Khattar que eu descobri que é o equivalente ao nosso nome do pai com o grau de parentesco Junior.
Na Alemanha o VON que antecede ao sobrenome só era usado por famílias que tinham título de no mínimo 'Ritther' (cavaleiro), mas muitas famílias de alemães no Brasil adotaram o VON nos sobrenomes.
E agora o pior, as árvores genealógicas nos Estados Unidos (tradição social) trazem sempre o sobrenome na frente o que fará com que você tenha que inverter a regra ou da sua ou da árvore americana quando tiver que uní-las. Com isso seria bastante dificil se ter uma regra fixa para sobrenomes na árvore de meusparentes porque a árvore não sabe qual será a regra a ser aplicada, temos que tomar a decisão nós mesmos. Mas estas regras não são conhecidas, e sua colocação foi fantástica, porque me permitiu esclarecer o tipo de questionamentos que eu acho que poderiamos tocar aqui neste tópico. Muitas regras sobre este assunto são de meu interesse e de muitos usuários, ai entra a experiencia de cada um em fornecer esta ajuda.
O que eu postei primeiramente tavez não tenha sido esclarecedor.

"crie uma pequena árvore fictícia em que demonstre como aplicar a sua ideia e que talvez sirva para responder a outras questões"

2º Sua idéia de se fazer a árvore ficticia é muito boa, vou encaminhar para a Equipe de MeusParentes para que eles possam pensar em um "HELP" mais dinâmico, talvez um filme em flash, mas como sabemos que MeusParentes é muito mais a nossa necessidade do que a da Equipe, e que existem muitas mudanças a serem feitas por solicitação de usuários temos que aguardar a disponibilidade. Esta anotada a solicitação.

Agora eu gostaria de pedir a todos que participem da Campanha TOP 50, pois seremos nós usuários do MeusParentes quem vai determinar quais serão os sites concorrentes. Olha a importancia disto. Vamos participar basta clicar no link abaixo.

TOP 50 Páginas de Genealogia

Assunto do Tópico: jesus moreira da silva
MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 6:58 pm 

Data de registro: Sex Fev 06, 2009 6:31 pm
:P
Walter Olivas escreveu:
Carlos Andrade escreveu:

Ola Carlos,

Vamos por etapa, rsrsrs

"proponho que a árvore mostre como alguém que pertence a uma certa família destacada em maíusculas muda (ou não) quando cruza com outra família, por via do casamento"

1º Quanto ao SOBRENOME, a regra para ele pode mudar de um país para outro, na minha árvore eu tenho, Brasil, Espanha, Portugal, Alemanha, Libano, Itália e Estados Unidos, e quando consultamos algum parente e ele nos fornece seu nome, o SOBRENOME sempre será um motivo de discussão de como iremos colocá-lo na árvore para poder adequar a nossa árvore a possibilidade de encontrar a sua continuação no exterior.
No Brasil, recentemente, por Lei Federal, perde-se a obrigatoriedade do SOBRENOME do homem ser o dominante, mas os mais conservadores ainda irão usar a tradição de nome/sobrenome mulher/sobrenome homem.
Enquanto no Brasil o sobrenome caminha da direita para a esquerda, na Espanha o sobrenome caminha da esquerda para a direita ou seja nome/sobrenome do marido/sobrenome da mulher.Quando eu falo em caminhar é porque os sobrenomes tendem a desaparecer com as gerações.
Na Itália a mulher não adotava o nome do marido, mas só os filhos dela com ele, regra usada a muitos anos atrás e que muitas vezes complica a nossa pesquisa, (passei quase dois dias procurando o nome de uma ancestral de minha mulher pelo sobrenome do marido e eu só descobri porque um ramo da família não adotou a regra brasileira).
No Líbano você tem que fazer ginástica para entender, Nome do pai/sobrenome da família/nome/sobrenome da mãe/sobrenome do pai ou ainda nome do pai/nome do filho/sobrenome do pai/sobrenome da mãe/sobrenome do pai.
ex: Elias Elias Khammell Bou Assam Khammell.(muitos países da peninsula arábica usam esta regra), o pior que eu já achei foi Khattar Khattar que eu descobri que é o equivalente ao nosso nome do pai com o grau de parentesco Junior.
Na Alemanha o VON que antecede ao sobrenome só era usado por famílias que tinham título de no mínimo 'Ritther' (cavaleiro), mas muitas famílias de alemães no Brasil adotaram o VON nos sobrenomes.
E agora o pior, as árvores genealógicas nos Estados Unidos (tradição social) trazem sempre o sobrenome na frente o que fará com que você tenha que inverter a regra ou da sua ou da árvore americana quando tiver que uní-las. Com isso seria bastante dificil se ter uma regra fixa para sobrenomes na árvore de meusparentes porque a árvore não sabe qual será a regra a ser aplicada, temos que tomar a decisão nós mesmos. Mas estas regras não são conhecidas, e sua colocação foi fantástica, porque me permitiu esclarecer o tipo de questionamentos que eu acho que poderiamos tocar aqui neste tópico. Muitas regras sobre este assunto são de meu interesse e de muitos usuários, ai entra a experiencia de cada um em fornecer esta ajuda.
O que eu postei primeiramente tavez não tenha sido esclarecedor.

"crie uma pequena árvore fictícia em que demonstre como aplicar a sua ideia e que talvez sirva para responder a outras questões"

2º Sua idéia de se fazer a árvore ficticia é muito boa, vou encaminhar para a Equipe de MeusParentes para que eles possam pensar em um "HELP" mais dinâmico, talvez um filme em flash, mas como sabemos que MeusParentes é muito mais a nossa necessidade do que a da Equipe, e que existem muitas mudanças a serem feitas por solicitação de usuários temos que aguardar a disponibilidade. Esta anotada a solicitação.

Agora eu gostaria de pedir a todos que participem da Campanha TOP 50, pois seremos nós usuários do MeusParentes quem vai determinar quais serão os sites concorrentes. Olha a importancia disto. Vamos participar basta clicar no link abaixo.

MensagemEnviado: Seg Fev 16, 2009 6:31 am 

Data de registro: Qui Out 16, 2008 4:09 am

Resolvi adotar a convenção proposta aqui.

Todavia, fazendo as alterações no NOMES e nos SOBRENOMES surgiu a dúvida de como proceder com os 'nomes do meio' e as preposições que vira e mexe aparecem para interligar dois SOBRENOMES, ou mesmo dois NOMES.

Exemplos:
Maria das Graças
:arrow: Maria | das | GRAÇAS
:arrow: Maria | DAS GRAÇAS

Maria Gonçalves de Carvalho
:arrow: Maria | GONÇALVES DE CARVALHO
:arrow: Maria | Gonçalves | DE CARVALHO
:arrow: Maria | Gonçalves de | CARVALHO

João Carlos dos Santos
:arrow: João Carlos | dos | SANTOS
:arrow: João | Carlos dos | SANTOS
:arrow: João Carlos | DOS SANTOS

Antônio Francisco Júnior
:arrow: Antônio | FRANCISCO JÚNIOR
:arrow: Antônio | Francisco | JÚNIOR
:arrow: Antônio Francisco | JÚNIOR

E então... como estão considerando essas situações nas suas árvores ?
Alguma 'regra' para tratar destes casos, pelo menos na maioria deles ?

Não... minhas avós não eram parentes
Pelo menos, não que eu saiba :roll:

MensagemEnviado: Seg Fev 16, 2009 12:49 pm 

Eu usei um formula que é a seguinte :

O que é nome ?

Maria das Graças :

Nome: Maria
Sobrenome : Das Graças ( homenagem a Nossa Senhora das Graças, da mesma forma que De Jesus) Caso interessante aqui, pois alguns nomes podem vir a homenagear também cidades do tipo "de Nepomuceno".

Maria Gonçalves de Carvalho

Nome: Maria
2º nome : Gonçalves (da mãe)
sobrenome : Carvalho
o "de" eu coloco após o nome da mãe : Gonçalves de ( isso faz com que todos os Carvalhos com "de" ou sem "de" fiquem agrupados na Lista de Sobernomes).

João Carlos dos Santos

Nome: João Carlos
Sobrenome : Santos (isso faz com que todos os SANTOS com "dos" ou sem "dos" fiquem agrupados na lista de Sobrenomes)
2º nome : Dos ( na visualização das fichas o nome fica completo , mas na Lista de Sobrenomes fica separado)

Antônio Francisco Júnior

Nesse caso o JUNIOR não é sobrenome é uma homenagem ao antepassado (no caso o pai) Antonio Francisco

Nome: Antonio
Sobrenome: Se Francisco for o sobrenome que venha do pai de Antonio Francisco ele vai para sobrenome, caso contrario ele vai para nome "Antonio Francisco" o sobrenome vai ficar vazio. O Junior vai entrar na colocação completa de "Antonio Francisco Junior" em NOME VISTO. Nesse caso, você terá na árvore duas pessoas com o mesmo nome Antonio Francisco, que na realidade é isso mesmo que é, o segundo nome é uma homenagem ao primeiro.

MensagemEnviado: Ter Fev 17, 2009 6:28 pm 

Data de registro: Sex Dez 19, 2008 5:52 pm
É ISTO DURVAL,
O QUE PRECISAMOS É REGRA GERAL, NORMATIZAR FUNCIONA.
WELFARE

ANNA STOCKLER BUENO, DE PASSOS, DE MARIA STOCKLER BUENO DE JACUI- MG

MensagemEnviado: Sáb Fev 21, 2009 2:21 am 

Data de registro: Qua Mar 19, 2008 6:13 pm
Boa noite, Srs. e Sras
Tenho uma pergunta: O nome Maria da Penha Godinho Santos, como ficaria?
O godinho, é do pai, pois ela não foi registrada com o sobrenome da mãe, que é araújo. O sobrenome Santos é meu....Me ajudem ai :D
Minha arvore é bem grande (mais de 1300 pessoas) vai dar trabalho heheheheh.

MensagemEnviado: Seg Fev 23, 2009 7:58 pm 

Jomar Fernandes Santos escreveu:
Boa noite, Srs. e Sras
Tenho uma pergunta: O nome Maria da Penha Godinho Santos, como ficaria?
O godinho, é do pai, pois ela não foi registrada com o sobrenome da mãe, que é araújo. O sobrenome Santos é meu....Me ajudem ai :D
Minha arvore é bem grande (mais de 1300 pessoas) vai dar trabalho heheheheh.

O nome Maria da Penha Godinho Santos pode ser dividido assim:

NOME: Maria da Penha ( referência a N.S. da Penha)
SEGUNDO NOME: Godinho (nome do pai)
SOBRENOME: SANTOS ( nome do marido)

MensagemEnviado: Sex Fev 27, 2009 3:22 pm 

Data de registro: Seg Ago 18, 2008 6:47 pm
Olá a todos!

Tenho algumas considerações:

1) Se a LISTA DE NOMES exibe SOBRENOMES, por que não se chama LISTA DE SOBRENOMES ou apenas SOBRENOMES?

Walter Olivas escreveu:
João Carlos dos Santos

Nome: João Carlos
Sobrenome : Santos (isso faz com que todos os SANTOS com "dos" ou sem "dos" fiquem agrupados na lista de Sobrenomes)
2º nome : Dos ( na visualização das fichas o nome fica completo , mas na Lista de Sobrenomes fica separado)

2) Walter, o que é essa "visualização das fichas" sobre a qual você se refere?

3) Não acho muito adequado que o campo SOBRENOME seja preenchido com todas as letras em CAIXA ALTA. Para se padronizar uma árvore colocando os sobrenomes em caixa alta, seria necessário impor esta regra sobre as demais pessoas que participam ativamente, sendo que é possível uma ou mais destas pessoas simplesmente preferir ver os nomes e os sobrenomes exibidos normalmente, apenas com a primeira letra maiúscula.

Melhor seria se pudesse existir uma opção no perfil dos usuários para que quem quiser ver os sobrenomes destacados possa marcar algo como uma caixinha de verificação dizendo "Exibir sobrenomes em CAIXA ALTA", pois tal opção permitiria que este campo (e todos os campos existentes) fossem preenchidos seguindo as normas vigentes para a língua portuguesa.

Walter Olivas escreveu:

4) Walter, talvez queira atualizar o link relacionado com o "top 50 páginas de genealogia", pois atualmente só encontramos este conteúdo nos seguintes endereços:
http://www.meusparentes.com.br/centro-d ... genealogia
http://www.meusparentes.com.br/blog/200 ... -melhores/

Até mais,

Editado pela última vez por heldergeovane em Sáb Fev 28, 2009 1:56 am, num total de 1 vezes

MensagemEnviado: Sáb Fev 28, 2009 1:24 am 

Data de registro: Sex Dez 19, 2008 5:52 pm
WALTER,
ESTE TÓPICO JÁ RENDEU OS RESULTADOS COM BOAS PERGUNTAS E BOAS RESPOSTAS.(O DURVAL MAIS UMA VEZ SE MOSTRA "CRACK")
O SISTEMA PODERIA FAZER ESTAS ALTERAÇÕES?
SE JÁ ESTÃO DEFINIDAS AS REGRAS OU ESTÃO SENDO DEFINIDAS QUAL PODERIA SER O PRAZO PARA IMPLEMENTAR/
WELFARE

ANNA STOCKLER BUENO, DE PASSOS, DE MARIA STOCKLER BUENO DE JACUI- MG

MensagemEnviado: Qua Mar 04, 2009 12:57 am 

Data de registro: Qua Mar 19, 2008 6:13 pm
Ainda sobre o assunto: Será que não existe uma maneira de se acrescentar o sobronome automaticamente? Exemplo, vc tem o pai com sobrenome X e Y da mae. Qaundo vc criar os filhos, automaticamente o sobrenome dos filhos mudariam....(coitados dos programadores :-) ), ou seja o filho já teria X e Y no sobrenome. Falo isso porque fazendo as alterações sugeridas pelo Walter, descobrir alguns erros, mas na hora de mudar, quando a familia tem 10 filhos, fica bastante complicado.....Fica ai a sugestão.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 12 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora