Carlos Andrade escreveu:
Em resposta à sua mensagem, sugiro que a equipa de MeusParentes crie uma pequena árvore fictícia em que demonstre como aplicar a sua ideia e que talvez sirva para responder a outras questões. A árvore-exemplo seria acessível por toda a gente com ou sem senha e demonstraria como resolver não apenas a questão dos sobrenomes como outros problemas (a forma de resolver problemas seria visível, por exemplo, no campo da biografia). Mais, retomando o que sugere, proponho que a árvore mostre como alguém que pertence a uma certa família destacada em maíusculas muda (ou não) quando cruza com outra família, por via do casamento - em muitos países a lei já permite que não apenas a mulher tome (ou não) o sobrenome do marido como o contrário, isto é, o esposo toma o sobrenome de família da esposa. Cumprimentos, Carlos Andrade
Ola Carlos,
Vamos por etapa, rsrsrs
"proponho que a árvore mostre como alguém que pertence a uma certa família destacada em maíusculas muda (ou não) quando cruza com outra família, por via do casamento"1º Quanto ao SOBRENOME, a regra para ele pode mudar de um país para outro, na minha árvore eu tenho, Brasil, Espanha, Portugal, Alemanha, Libano, Itália e Estados Unidos, e quando consultamos algum parente e ele nos fornece seu nome, o SOBRENOME sempre será um motivo de discussão de como iremos colocá-lo na árvore para poder adequar a nossa árvore a possibilidade de encontrar a sua continuação no exterior.
No Brasil, recentemente, por Lei Federal, perde-se a obrigatoriedade do SOBRENOME do homem ser o dominante, mas os mais conservadores ainda irão usar a tradição de
nome/sobrenome mulher/sobrenome homem.
Enquanto no Brasil o sobrenome caminha da direita para a esquerda, na Espanha o sobrenome caminha da esquerda para a direita ou seja
nome/sobrenome do marido/sobrenome da mulher.Quando eu falo em caminhar é porque os sobrenomes tendem a desaparecer com as gerações.
Na Itália a mulher não adotava o nome do marido, mas só os filhos dela com ele, regra usada a muitos anos atrás e que muitas vezes complica a nossa pesquisa, (passei quase dois dias procurando o nome de uma ancestral de minha mulher pelo sobrenome do marido e eu só descobri porque um ramo da família não adotou a regra brasileira).
No Líbano você tem que fazer ginástica para entender,
Nome do pai/sobrenome da família/nome/sobrenome da mãe/sobrenome do pai ou ainda
nome do pai/nome do filho/sobrenome do pai/sobrenome da mãe/sobrenome do pai.
ex:
Elias Elias Khammell Bou Assam Khammell.(muitos países da peninsula arábica usam esta regra), o pior que eu já achei foi
Khattar Khattar que eu descobri que é o equivalente ao nosso
nome do pai com o grau de parentesco Junior.
Na Alemanha o
VON que antecede ao sobrenome só era usado por famílias que tinham título de no mínimo 'Ritther' (cavaleiro), mas muitas famílias de alemães no Brasil adotaram o
VON nos sobrenomes.
E agora o pior, as árvores genealógicas nos Estados Unidos (tradição social) trazem sempre o
sobrenome na frente o que fará com que você tenha que inverter a regra ou da sua ou da árvore americana quando tiver que uní-las. Com isso seria bastante dificil se ter uma regra fixa para sobrenomes na árvore de meusparentes porque a árvore não sabe qual será a regra a ser aplicada, temos que tomar a decisão nós mesmos. Mas estas regras não são conhecidas, e sua colocação foi fantástica, porque me permitiu esclarecer o tipo de questionamentos que eu acho que poderiamos tocar aqui neste tópico. Muitas regras sobre este assunto são de meu interesse e de muitos usuários, ai entra a experiencia de cada um em fornecer esta ajuda.
O que eu postei primeiramente tavez não tenha sido esclarecedor.
"crie uma pequena árvore fictícia em que demonstre como aplicar a sua ideia e que talvez sirva para responder a outras questões"2º Sua idéia de se fazer a árvore ficticia é muito boa, vou encaminhar para a Equipe de MeusParentes para que eles possam pensar em um "HELP" mais dinâmico, talvez um filme em flash, mas como sabemos que MeusParentes é muito mais a nossa necessidade do que a da Equipe, e que existem muitas mudanças a serem feitas por solicitação de usuários temos que aguardar a disponibilidade. Esta anotada a solicitação.
Agora eu gostaria de pedir a todos que participem da Campanha TOP 50, pois seremos nós usuários do MeusParentes quem vai determinar quais serão os sites concorrentes. Olha a importancia disto. Vamos participar basta clicar no link abaixo.
TOP 50 Páginas de Genealogia