No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Seg Mai 21, 2012 8:41 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Aos Investigadores de POortalegre par Mão de Ferro/Mourato
MensagemEnviado: Sex Abr 11, 2008 6:11 pm 

Data de registro: Seg Mar 31, 2008 2:52 pm
Meu Avô era José Francisco Mão de Ferro falecido em em Vila Nova de Gaia casou com Rosa Maria Mourato sei que eram de Castelo de Vide meu Avô tinha dois irmãos e duas irmães julgo que são Manuel, Francisco, Catarina, e Josefa não sei nomes completos não sei nada sobre datas de nascimentos falecimentos casamentos filhos etc. etc. da minha avó sei que faleceu julgo que em Portalegre quando o meu pai Fernando José Mourato Mão de Ferro era pequeno, nascido na Freguesia da Sé Portalegre , já falecido em Angra do Heroísmo
Meu Avô casou segunda vez com Cecília de Alegria Serrano também de Castelo de Vide deste segundo casamento nasceram três filhos na freguesia da sé Portalegre que são Hermínio de Alegria Serrano Mão de Ferro, João da Czuz Serrano Mão de Ferro, já falecido em Angra do Heroísmo, Maria da Conceição Serrano Mão de Ferro

Gostaria de formar um contacto com alguém que me pudesse dar informações sobre os meus familiares até onde se pudesse chegar

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Mai 13, 2008 4:41 pm 

Data de registro: Qua Mar 12, 2008 12:35 am
João,

se procurar na lista telefónica online encontra algumas pessoas com esse apelido em Portalegre.

http://pbi.pai.pt/search/Mão_Ferro.html

cumprimentos
Ana

Assunto do Tópico: Re: Aos Investigadores de POortalegre par Mão de Ferro/Mourato
MensagemEnviado: Dom Out 19, 2008 12:24 am 

Data de registro: Sáb Out 18, 2008 5:48 pm
João
Desculpe se não lhe vou dar dicas sobre esta sua pergunta mas sobre outra que colocou no fórum algum tempo atrás e que na altura que a li tinha uma resposta do Adm. e eu não pude comentá-la dado ainda não me encontrar inscrita. Contudo recordo-me que a sua dúvida tinha a ver com a palavra "gracioso" que encontrou num assento de casamento, aliás dizia por "alvará gracioso". O significado não é como lhe foi sugerido "por livre e espontânea vontade". A palavra "alvará" juridicamente significa um documento que uma autoridade passa a favor de alguém, para certificar, autorizar ou aprovar certos actos ou direitos podendo ser uma Ordem, Despacho, Licença. Quanto á palavra "gracioso" juridicamente significa dado ou feito de graça. Portanto o significado da frase no assento de casamento significa - que este foi gratuito.
Esperando que me desculpe este "atrevimento" a intenção foi esclarecer com correcção aquela sua dúvida.
Atenciosamente
Maria Matos

Assunto do Tópico: Re: Aos Investigadores de POortalegre par Mão de Ferro/Mourato
MensagemEnviado: Dom Out 19, 2008 12:19 pm 

Data de registro: Seg Mar 31, 2008 2:52 pm
Cara confrade
Muito obrigado pela sua atenção, é mais uma informação que nos serve a todos os que andam pela genealogia, e estas respostas nunca são tardias, é preciso é participação de quem tem estes conhecimentos assim enriquecendo o fórum.
Realmente tenho encontrado muitos assentos de casamento e baptizados que embora não tenham aquelas designações, e que por isso chamaram-me a atenção, tem contudo descrito o seguinte: não leva selo por pobreza, de certeza que estas designações estão correlacionadas com as licenças passadas pelas entidades religiosas sem pagamentos.

Atenciosamente
João Fernando Machado Mão de Ferro

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora