No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Seg Mai 21, 2012 9:00 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Família CALISTRO
MensagemEnviado: Qui Nov 13, 2008 4:35 pm 

Data de registro: Qui Nov 13, 2008 4:13 pm
Olá, estou procurando por parentes com o sobrenome CALISTRO. (Até onde eu pesquisei, o sobrenome é assim mesmo, Calistro, com S e R).

Meus avós eram do RS, assim como minha mãe, mas essa semana descobri, por pesquisas, que meu tataravô Paulino Calistro era de São Paulo, que migrou pro RS (Palmeira das Missões), onde constituiu família.

Bem, a história que meus parentes mais velhos contam, que ainda residem no RS, é de que a família Calistro é de italianos. E que Paulino Calistro era de São Paulo, que migrou pro RS no início dos anos 1900. A questão agora é descobrir de que cidade/município de SP ele migrou.

Paulino Calistro (trisavô) casou com Ingrácia Vargas (trisavó) no RS, na cidade de Palmeira das Missões. Ele morreu quando ela estava grávida do filho deles, e em homenagem ao marido morto ela batizou o filho deles de Miguel Paulino Calistro (bisavô).

Miguel Paulino Calistro (bisavô) casou-se com Andrelina do Amaral (bisavó) e tiveram minha avó, Julia do Amaral Calistro. Eles continuaram na região de Palmeira das Missões, na localidade de Potreiro Bonito.

Bem, se alguém puder me ajudar como posso localizar a(s) família(s) Calistro em SP, em que cidades, se alguém tb for Calistro, e quiser trocar dados, para tentarmos cruzar informações, seria ótimo!

Desde já agradeço!

Abs a todos,

Elizabeth.

Assunto do Tópico: Re: Família CALISTRO
MensagemEnviado: Seg Nov 17, 2008 6:06 pm 

Olá, caros colegas!

Tenho novidades.

Ontem chegaram as certidões de nascimento e óbito do meu bisavô, Miguel Paulino Calistro. E acabei descobrindo que, na certidão de nascimento dele está Miguel Paulino CALIXTO e na certidão de óbito dele está Miguel Paulino CALISTO, e minha avó foi registrada com o nome do pai Miguel Paulino CALISTRO.

Ou seja, agora surgiram as 3 possibilidades: Calixto, Calisto e Calistro!

E só o que eu sei é que o pai dele era do estado de São Paulo, o Paulino Calistro (q agora pode ser Calixto e Calisto!).

Será q no final das contas, as 3 variações do sobrenome são a mesma família? Alguém já pesquisou isso?

Obrigada a todos!

Abs,

Elizabeth.

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2008 6:07 pm 

Data de registro: Seg Set 08, 2008 5:25 pm
lizcalistro escreveu:
Olá, caros colegas!

Tenho novidades.

Ontem chegaram as certidões de nascimento e óbito do meu bisavô, Miguel Paulino Calistro. E acabei descobrindo que, na certidão de nascimento dele está Miguel Paulino CALIXTO e na certidão de óbito dele está Miguel Paulino CALISTO, e minha avó foi registrada com o nome do pai Miguel Paulino CALISTRO.

Ou seja, agora surgiram as 3 possibilidades: Calixto, Calisto e Calistro!

E só o que eu sei é que o pai dele era do estado de São Paulo, o Paulino Calistro (q agora pode ser Calixto e Calisto!).

Será q no final das contas, as 3 variações do sobrenome são a mesma família? Alguém já pesquisou isso?

Obrigada a todos!

Abs,

Elizabeth.

Olá Elizabeth,

A grafia do SOBRENOME vai prevalecer como o da certidão de nascimento, nos dois outros casos, houve um erro de transcrição do tabelião. Se você estiver procurando antepassados, use o SOBRENOME da certidão de nascimento, se você, estiver procurando descendentes, ai sim pode ocorrer que os membros da família posteriores ao erro tenham sido registrados com o SOBRENOME alterado (caso da sua avó) , Assim Calixto é o correto, e Calistro e Calisto sejam variações. Portanto o nome de Família é CALIXTO. Esta regra só pode ser diferente se você conseguir as certidões dos irmãos do Sr Manoel Paulino CALIXTO e nelas estiver registrado de outra forma.
Lamentavelmente a ocorrencia de troca de sobrenomes é muito comum, principalmente no inicio e meados do século XX com a explosão de novos sobrenomes que foram espalhados pelo mundo com a imigração européia e asiatica. Mas o mais lamentavel ainda eram os erros cometidos pela informação oral e desconhecimento de muitos tabeliões da estrutura de outras linguas, casos que são considerados como erros nos nomes de Uochiton ou Deividison e muitos outros exemplos.
Não quero dizer que seu sobrenome esteja errado, ele foi dado pelos seus pais, é que para efeito de pesquisa genealógica, você terá que citar esta variação, afinal, seu nome não pode mudar, foi assim que você foi registrada.
Leia esta matéria que você vai gostar:

SOBRENOMES INCOMUNS

Boa pesquisa,

Abraços

MensagemEnviado: Sex Dez 19, 2008 3:31 pm 

Olá, Walter.

Muito obrigada pela ajuda. Estou tentando localizar a certidão de óbito do meu trisavô no RS, pra descobrir a cidade de nascimento dele, que sei q foi no Estado de SP.
Obrigada pelas dicas e pelo link. :-)

Um grande abraço,

Elizabeth.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora