lizcalistro escreveu:
Olá, caros colegas!
Tenho novidades.
Ontem chegaram as certidões de nascimento e óbito do meu bisavô, Miguel Paulino Calistro. E acabei descobrindo que, na certidão de nascimento dele está Miguel Paulino CALIXTO e na certidão de óbito dele está Miguel Paulino CALISTO, e minha avó foi registrada com o nome do pai Miguel Paulino CALISTRO.
Ou seja, agora surgiram as 3 possibilidades: Calixto, Calisto e Calistro!
E só o que eu sei é que o pai dele era do estado de São Paulo, o Paulino Calistro (q agora pode ser Calixto e Calisto!).
Será q no final das contas, as 3 variações do sobrenome são a mesma família? Alguém já pesquisou isso?
Obrigada a todos!
Abs,
Elizabeth.
Olá Elizabeth,
A grafia do SOBRENOME vai prevalecer como o da certidão de nascimento, nos dois outros casos, houve um erro de transcrição do tabelião. Se você estiver procurando antepassados, use o SOBRENOME da certidão de nascimento, se você, estiver procurando descendentes, ai sim pode ocorrer que os membros da família posteriores ao erro tenham sido registrados com o SOBRENOME alterado (caso da sua avó) , Assim
Calixto é o correto, e
Calistro e
Calisto sejam variações. Portanto o nome de Família é
CALIXTO. Esta regra só pode ser diferente se você conseguir as certidões dos irmãos do Sr Manoel Paulino
CALIXTO e nelas estiver registrado de outra forma.
Lamentavelmente a ocorrencia de troca de sobrenomes é muito comum, principalmente no inicio e meados do século XX com a explosão de novos sobrenomes que foram espalhados pelo mundo com a imigração européia e asiatica. Mas o mais lamentavel ainda eram os erros cometidos pela informação oral e desconhecimento de muitos tabeliões da estrutura de outras linguas, casos que são considerados como erros nos nomes de
Uochiton ou
Deividison e muitos outros exemplos.
Não quero dizer que seu sobrenome esteja errado, ele foi dado pelos seus pais, é que para efeito de pesquisa genealógica, você terá que citar esta variação, afinal, seu nome não pode mudar, foi assim que você foi registrada.
Leia esta matéria que você vai gostar:
SOBRENOMES INCOMUNSBoa pesquisa,
Abraços