No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Seg Mai 21, 2012 9:32 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Família Rodrigues de Carvalho
MensagemEnviado: Dom Mai 10, 2009 4:04 am 

Data de registro: Dom Mai 10, 2009 3:26 am
Procuro pessoas da família Rodrigues de Carvalho, portugueses. Gostaria de saber mais sobre as origens e distribuição geográfica dessa família em Portugal.
Segue abaixo um registro de casamento de meu trisavô em inteiro teor onde param as minhas pesquisas:

“Ao primeiro dia do mês de junho de mil novecentos e sete, nesta Vila de Sumidouro, Comarca do Carmo Estado do Rio de Janeiro e casa de residência dos pais da nubente onde foi vindo o Juiz de Paz em exercício José Angelo de Souza commigo Escrivão de seu cargo abaixo nomeado e abaixo assignado e as testemunhas Julio Ribeiro de Carvalho e Américo Teixeira de Castro, empregados públicos e moradores nesta Vila. O Juiz depois da leitura recommendada pela lei e de interrogar os nubentes cada um de persi, se casarão por sua livre e expontancia vontade, obtendo resposta afirmativa, receberão-se em matrimonio pela lei do casamento civil José Rodrigues de Carvalho, de quarenta e sete annos de idade, viúvo, lavrador, Portugues, e residente nesta Vila, filho legítimo de José Rodrigues de Carvalho e Dona Joaquina de Jesus dos Santos, falecidos em Portugal com Dona Maria Augusta Torres de Oliveira, com vinte e um annos de idade, Solteira, de serviço domestico, natural e residente neste Município, filha legítima de João Ribeiro Ornellas e Dona Idalina Torres de Oliveira, residentes nesta. Casão-se sob o regime de comunhão de bens e declarão no presente acto que não são parentes em grau prohibido, não há outro impedimento que os inhiba de casar-se um com outro. E para constar lavro em que assignão com o Juiz, testemunhas e comigo José da Costa Rodrigues, que escrevi (a) José Angelo de Souza, José Rodrigues de Carvalho, Maria Augusta Torres de Oliveira, Julio Ribeiro de Carvalho ‘com quarenta annos de idade, empregado publico e residente nesta Villa’, Américo Teixeira de Castro ‘com trinta annos de idade, empregado publico residente nesta Villa’, João Ribeiro Ornellas, Idalina Torres de Oliveira, Fulgencio de Oliveira Neto, Christina de Carvalho, Presciliana Torres de Olra Paiva, Maria Magdalena da Silva, Francisco Narciso de Paiva, José da Costa Rodrigues. (margem): Retificado este termo no livro 6 de casamento a folhas cento e quarenta e dois sob o termo 28 em 16 de agosto de 1924. Nota remissora. O contraente José Rodrigues de Carvalho foi interditado conforme sentença lavrada no livro 8 de casamento e fls 137 em 22 de janeiro de 1938. Faleceu a contraente Maria Augusta de Carvalho, neste município, em 19 de março de 1966.”

O nome Rodrigues de Carvalho parece ser muito comum em Portugal, agradeço quaisquer informações. :wink:

Assunto do Tópico: Re: Família Rodrigues de Carvalho
MensagemEnviado: Dom Mai 17, 2009 2:54 am 

Data de registro: Sáb Out 18, 2008 5:48 pm
Olá Jardel
Efectivamente não é fácil encontrar todos os "Rodrigues de Carvalho". No seu caso é mesmo muito díficel pois não tem dados sobre o seu RC além desse curioso e maravilhoso assento de casamento. Fiquei mesmo admirada com ele e também curiosa por não entender uma parte "Retificado este termo no livro 6 de casamento a folhas cento e quarenta e dois sob o termo 28 em 16 de agosto de 1924. Nota remissora. O contraente José Rodrigues de Carvalho foi interditado conforme sentença lavrada no livro 8 de casamento e fls 137 em 22 de janeiro de 1938." O que quer dizer? Sabe? Fico lhe grata se me mandar uma explicação.
Atenciosamente
Maria Matos

MensagemEnviado: Qua Mai 20, 2009 2:20 pm 

Olá Maria Matos
Segundo a minha avó, o avô dela José Rodrigues de Carvalho foi interditado porque enlouqueceu aos 78 anos, ficando sua jovem esposa como sua "tutora" responsável. Já quanto à retificação em 1924 não sei dizer o que houve, pois está em outro registro.
Obrigado por sua atenção.

Demorei a responder porque estava na lista negra, motivo pelo qual acredito que este fórum esteja pouco frequentado. Afinal de contas é muito desanimador escrever uma mensagem e ao postar ser bloqueado sem motivo justo.

MensagemEnviado: Qua Mai 20, 2009 11:32 pm 

Olá Jardel
Antes de mais obrigada pela sua explicação. Ela é defacto interessante. Nunca teria chegado a uma hipótese dessas. Não sei se já fez contas mas o seu RC nasceu em 1860. Será que sua avô não saberá de que zona provável ele seria natural em Portugal? Os meus RC são da Freguesia de Queirã, concelho de Vouzela, Distrito de Viseu. E naquela zona há muitos RC. Posso dizer-lhe que nesta Freguesia somos praticamente todos familiares. É incrível chegar lá e conversar-se com alguém e de repente zás - então ainda somos parentes! Tente saber mais alguma coisa talvez o posso ajudar. Já agora a esposa sabe se também era de cá?
Se tem mais registos tente estudá-los a ver se consegue fazer alguma interligação.
Ao dispor
Atenciosamente
Maria Matos

MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2009 2:50 pm 

Prezada Maria Matos,
Segundo uma parente que reencontrei por aqui, José Rodrigues de carvalho nasceu em 8 de fevereiro de 1860 e sua primeira esposa chamava-se Alexandrina. Parece que a data de nascimento está em seu jazigo. Acredito que as duas esposas eram brasileiras, com a primeira teve 4 filhos: Esther, José, Heitor e Deomitila. Com a segunda teve 5 (não tenho certeza): Waldir, Waldemar, Maria Amélia, Maria José e Nadiva.
Quanto a buscar mais registros, já desisti porque os cartórios estão inacessíveis, não podemos ver nenhum registro e temos que pagar bem caro por certidões. Restam-me as igrejas, onde os registros são até mais antigos e os padres são gentis a atenciosos, só que infelizmente estou sem tempo.
Obrigado.
Jardel Costa

MensagemEnviado: Sex Mai 22, 2009 1:28 am 

Olá Jardel
Pena que não tenha consigo saber o local de onde era natural o seu RC.
Fiquei supresa por dizer que a consulta de registos é inacessível e o seu pedido é muito caro. Quer dizer que aí não existe Arquivos Distritais nem Centrais? Só conservatórias? Bem, nós cá também temos conservatórias e lá não é possível fazer pesquisa mas como por Lei têm que fazer a entrega de todos o género de documentos referentes ao ano anterior ao Arquivo Distrital e caso não o façam pedimos ao Arq. Distrital e eles enviam o pedido á respectiva conservatória. A documentação com 100 ou mais anos tem de ir para o Arquivo Central. Aí pode ser consultada quer presencialmente quer via on-line do que já está disponibilizado. Claro que via on-line também podemos fazê-lo de casa. Depois é só pedir. A Lei permite que qualquer cidadão peça registos mesmo não sendo familiar. Quanto a custos isso varia mas no caso de ser para fins de genelogia em vez de registos autênticados podemos pedir fotocópia que leva um carimbo do Arquivo e o seu custo é de 50 cêntimos por cópia. Ainda hoje fui ao Arquivo Central porque tinha pedido 32 cópias de vários registos via on-line e houve um engano e resolvi ir pessoalmente lá. Resolveram-me o problema e ainda me deram acesso a consultar um livro de registos que se encontra em muito mau estado para ver se conseguia ver algo mais do que tinha conseguido ver on-line e que a cópia do microfilme também não está boa. Infelizmente não consegui saber mais nada pois defacto o livro está em muito mau estado. Pelo que me conta fazer geneologia aí deve ser muito complicado e muito caro. Isso logicamente desmotiva. Espero que essa situação se altere não só para bem dos geneologistas como para o cidadão comum.
Bem se vier a ter conhecimento do local da naturalidade do seu RC pode contar com a minha ajuda aqui em Portugal.
Um abraço
Maria Matos

MensagemEnviado: Sex Mai 22, 2009 1:58 am 

Olá Maria Matos,
No ano 2005 trabalhei em um cartório de registro civil, foi quando comecei a interessar-me por genealogia, naquele período as consultas aos livros eram permitidas mas desde 2008 nem câmeras fotográficas estão entrando em alguns cartórios. Não sei exatamente quais são as determinações das corregedorias de justiça. Deixei o emprego no cartório para me dedicar à graduação em Matemática e agora estou muito ocupado com o mestrado e mesmo com uma igreja cheia de arquivos perto de casa não poderei fazer boas pesquisas agora. Mas genealogia requer muita paciência e pacientemente vou esperar um momento em que tiver mais tempo.
Adorei saber sobre o funcionamento das pesquisas dos genealogistas portugueses. Quando eu for a Portugal espero estar preparado para um pouquinho de pesquisa também.
Muito obrigado por todas as informações.
Abraços
Jardel Costa

Anexos:
Comentário sobre o Arquivo: Esta é uma foto de José Rodrigues de Carvalho
digitalizar0008.jpg
digitalizar0008.jpg [ 18.83 | Visualizado 23 vezes ]

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora