No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Sáb Fev 11, 2012 6:10 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 35 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Jul 01, 2008 4:49 pm 

Data de registro: Qua Mar 12, 2008 12:35 am
Olá Francisca,

quanto aos dados que se encontram no Arquivo dos Açores, não sei como lhe responder a não ser dizer-lhe que deveria contactar o arquivo, mencionar o seu parentesco com as ditas pessoas e pedir se a informam do conteudo dos doc..Aproveite e pergunte, não perde nada, onde pode encontrar a lista do pessoal que chegou aos Açores por Navio.
Quanto ao cemitério Judeu, acho que deveria escrever para lá, ~também não perde nada, quando quero saber algo escrevo para todo lado. Diga qual é o nome do cemitério para eu ajudá-la a procurar na net.

bjos
Paula

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Jul 01, 2008 6:18 pm 

Data de registro: Qua Abr 30, 2008 11:03 am
Paula,

Aqui vai o que eu encontrei:
Joseph Morgenstern - Austria
Cemetery : ID AUS 02173
Cemetery name: wiener zentralfriedhof
Section : Tor I
Nº Burials . 79833

Obrigada pela ajuda
Francisca

Ana escreveu:
Olá Francisca,

quanto aos dados que se encontram no Arquivo dos Açores, não sei como lhe responder a não ser dizer-lhe que deveria contactar o arquivo, mencionar o seu parentesco com as ditas pessoas e pedir se a informam do conteudo dos doc..Aproveite e pergunte, não perde nada, onde pode encontrar a lista do pessoal que chegou aos Açores por Navio.
Quanto ao cemitério Judeu, acho que deveria escrever para lá, ~também não perde nada, quando quero saber algo escrevo para todo lado. Diga qual é o nome do cemitério para eu ajudá-la a procurar na net.

bjos
Paula

Assunto do Tópico: Ajuda
MensagemEnviado: Qua Jul 02, 2008 7:05 pm 

Data de registro: Seg Mar 31, 2008 2:52 pm
Desculpem-me de me intrometer na vossa correspondência, mas como vivo em Angra do Heroísmo poderei tentar ajudar

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jul 02, 2008 9:39 pm 

Francisca,

eis a morada do cemiterio de viena(Zentralfriedhof(Central Cemetery) of Vienna):

http://www.planetware.com/vienna/centra ... -w-zen.htm

http://www.jewishgen.org/bohmor/ausguide.htm#Cemetery

------------------------------------------------------------------------

Não percebo nada de alemão mas aqui encontra um Joseph Morgenstern :

https://www.wien.gv.at/grabauskunft/int ... wienscroll

------------------------------------------------------------------

http://www.jewishgen.org/bohmor/ausguide.htm#Birth

http://jewishwebindex.com/austria.htm

cumprimentos
Paula

Assunto do Tópico: Re: Ajuda
MensagemEnviado: Qua Jul 02, 2008 11:07 pm 

Caro João,

Ainda bem que se intrometeu. Eu sou neta de Francisco Valadão que não sei se já ouviu falar aí na ilha. No site da Biblioteca e Arquivo dos Açores, vem uma anotação sobre meu tio-avô, Dr. Jorge Ramiro Machado que foi médico e Presidente da Câmara da Praia da Vitória. Nasceu em 1897 e faleceu em 1945. A minha pergunta é a seguinte:
Será que me poderia arranjar o registo de nascimento e o de óbito? Fotocópias não autenticadas, como é óbvio.
Muito lhe agradecia. Ele era filho de João Evangelista Machado e a mãe não sei se era a mesma de minha avó Escolástica d'oliveira.

Cumprimentos
Francisca

João F. M. Mão de Ferro escreveu:
Desculpem-me de me intrometer na vossa correspondência, mas como vivo em Angra do Heroísmo poderei tentar ajudar

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jul 02, 2008 11:22 pm 

Cara Paula,
Imagine que, a propósito do casamento de um dos meus filhos, falei com uma prima minha sobre estas investigações e não é que ela ( bem mais velha do que eu), sabe onde minha avó está enterrada? É efectivamente no cemitério dos israelitas, mas com outro nome ,sabe-se lá porquê. A srª parece que usava dois nomes distintos. Talvez por causa das perseguições, não sei. Mas não mudava o nome judeu, era só o nome próprio. Já escrevi para o cemitério. A ver vamos o que informam.

Vou ver os sites que me indicou para ver se agora consigo sair deste impasse que já me estava a deixar desanimada.

Cumprimentos
Francisca

P.S. Sobre os Açores, já escrevi ao sr. que interpelou. Sabe que já consegui abrir os documentos dos arquivos correpondentes ao meu avô? Vem lá tudo o que ele doou, asua biografia e foto. A doa meu tio avô também. Vamos a ver se também deste lado consigo desencravar.

Ana escreveu:
Francisca,

eis a morada do cemiterio de viena(Zentralfriedhof(Central Cemetery) of Vienna):

http://www.planetware.com/vienna/centra ... -w-zen.htm

http://www.jewishgen.org/bohmor/ausguide.htm#Cemetery

------------------------------------------------------------------------

Não percebo nada de alemão mas aqui encontra um Joseph Morgenstern :

https://www.wien.gv.at/grabauskunft/int ... wienscroll

------------------------------------------------------------------

http://www.jewishgen.org/bohmor/ausguide.htm#Birth

http://jewishwebindex.com/austria.htm

cumprimentos
Paula

MensagemEnviado: Qui Jul 03, 2008 6:39 pm 

Caro João

Será possível saber que barcos faziam viagens em 1890 do Continente para os Açores? E será posível obter listas de passageiros? Onde?
Outra questão:
Será que nos seus conhecimentos alguém conheceu a ouriversaria da rua da Palha de Joaão Machado?É que assim eu talvez pudesse buscar o registo comercial.

Cumprimentos
Francisca

MensagemEnviado: Sex Jul 04, 2008 12:49 pm 

francisca escreveu:
Caro João

Será possível saber que barcos faziam viagens em 1890 do Continente para os Açores? E será posível obter listas de passageiros? Onde?
Outra questão:
Será que nos seus conhecimentos alguém conheceu a ouriversaria da rua da Palha de Joaão Machado?É que assim eu talvez pudesse buscar o registo comercial.

Cumprimentos
Francisca

Cara Francisca

Aqui vai o que consegui saber verbalmente por dois comerciantes ainda por sinal meus parentes
A ourivesaria que existiu na Rua da Palha tinha o nome de Ourivesaria Bettencourt e era de pessoa com o mesmo nome, ao que me disseram este senhor Bettencourt veio do continente e parece que o o comércio inicial era de artigos de pesca, esta ourivesaria fechou julgo há um ano e pouco, também soube que trabalhou naquela ourivesaria um funcionário que se chama João e é da freguesia de São Mateus, não consegui apurar se tem Machado para a semana devo conseguir
Quanto ás companhias de navegação vamos a ver se também para a próxima semana lhe digo algo

Cumprimentos
João Fernando Machado Mão de Ferro

Assunto do Tópico: famílias de vila verde e amares
MensagemEnviado: Sex Jul 04, 2008 10:38 pm 

Caro João,
Essa oriversaria era outra. Era do Sr. João Bettencourt que vivia por cima. Eu estou a repostar-me a 1900.
Mas obrigada pelo seu empenho.

Cumprimentos
Francisca

Assunto do Tópico: Re: famílias de vila verde e amares
MensagemEnviado: Ter Jul 08, 2008 12:58 pm 

francisca escreveu:
Caro João,
Essa oriversaria era outra. Era do Sr. João Bettencourt que vivia por cima. Eu estou a repostar-me a 1900.

Cumprimentos
Francisca

Sª Francisca
Como agora tenho uma data 1900 fui á câmara de comércio e informaram-me de que não tem registos dessa data, como nessa mesma rua existe um jornal ainda daquela época fui ao arquivo e estive a procurar desde o ano 1899 até metade do ano de 1900 e ainda não encontrei um anúncio de uma ourivesaria naquela rua, verei o resto talvez amanhã, mas dei com anúncios em 1899 e 1900 das seguintes companhias de navegação e também listas de passageiros bem sei que procura do ano de 1890 mas se existe anúncios naqueles anos também haverá mais atrás que depois lá irei ver se serão ainda estas companhias Empresa Insulana de Navegação e Empresa Portuguesa de Navegação os barcos a vapor que mais anunciam são o Peninsular eo Dona Maria, para aproveitar se me quiser dar o nome da pessoa que procura numa provável lista faço tudo de uma vez.
No arquivo não existem listas de passageiros com aquela data assim á primeira informação

Assunto do Tópico: Re: famílias de vila verde e amares
MensagemEnviado: Ter Jul 08, 2008 4:11 pm 

Caro João,

Um muito obrigada pelo seu empenho. A ouriversaria ou era na R. da Palha, ou na R. S. João. O nome que procuro é o de meu bisavô João Evangelista Machado que morreu em Angra, na R. da Palha, em 1902. Ele não deixou testamento, mas os filhos que ele deixou, herdaram dele. Minha avó ,por exemplo, herdou a casa dele,na R.da Palha onde viveu ela também até morrer. Talvez haja uma habilitação de herdeiros, ou escritura da casa,não sei. Ele era de Braga, mas os documentos não dizem de que freguesia e não se consegue encontrar,aqui, o seu nascimento. Mas certamente terá ido para os Açores de Barco. Isto deverá ter ocorrido antes de 1897, data do nascimento do seu 1º filho.

Cumprimentos
Francisca

francisca escreveu:
Caro João,

Cumprimentos
Francisca

Sª Francisca
Como agora tenho uma data 1900 fui á câmara de comércio e informaram-me de que não tem registos dessa data, como nessa mesma rua existe um jornal ainda daquela época fui ao arquivo e estive a procurar desde o ano 1899 até metade do ano de 1900 e ainda não encontrei um anúncio de uma ourivesaria naquela rua, verei o resto talvez amanhã, mas dei com anúncios em 1899 e 1900 das seguintes companhias de navegação e também listas de passageiros bem sei que procura do ano de 1890 mas se existe anúncios naqueles anos também haverá mais atrás que depois lá irei ver se serão ainda estas companhias Empresa Insulana de Navegação e Empresa Portuguesa de Navegação os barcos a vapor que mais anunciam são o Peninsular eo Dona Maria, para aproveitar se me quiser dar o nome da pessoa que procura numa provável lista faço tudo de uma vez.
No arquivo não existem listas de passageiros com aquela data assim á primeira informação

Assunto do Tópico: Re: Familias de Vila Verde e Amares - Braga
MensagemEnviado: Qua Jul 09, 2008 5:32 pm 

Data de registro: Qua Jul 09, 2008 1:33 pm
[quote="Ana"]Bom dia,

deixo aqui algumas familias das quais eu descendo e que já possuo alguns elementos. Se alguém descender das mesmas é só dizer:
Estas familias são das freguesias de Lage, Soutelo, Ferreiros, Coucieiro, Prado...
- Fernandes Dias
- Arantes
- Leitão
- Mota
- Tinoco
- Ferreira Santarém
- Machado
- Araujo
- Seara
- Soares de Azevedo
- Lomba

Cumprimentos

Olá
também descendo das famílias:
Arantes, Machado e araújo da mesma zona.
Só não tenho as datas nenhumas.

Cumprimentos

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Jul 10, 2008 7:54 am 

Olá Clara,

se disser os nomes das pessoas que tem com esses apelidos talvez eu possa ajudar, além de meus parentes directos também tenho lista de algums irmãos que encontrei nas pesquisas que fiz no ADB.

cumprimentos
Paula

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Jul 10, 2008 10:00 am 

Data de registro: Qua Jul 09, 2008 1:33 pm
Ana escreveu:
Olá Clara,

se disser os nomes das pessoas que tem com esses apelidos talvez eu possa ajudar, além de meus parentes directos também tenho lista de algums irmãos que encontrei nas pesquisas que fiz no ADB.

cumprimentos
Paula

Olá Paula,

Os nomes que eu tenho são:
Maria Rosa Arantes filha de
Anastacia Arantes
Luisa Machado (mãe e filha)
Francisco araújo

Obrigado pela ajuda,

Clara

Assunto do Tópico: Ourivesaria
MensagemEnviado: Sex Jul 25, 2008 9:50 pm 

Cara Francisca

Ainda a propósito da ourivesaria soube o seguinte:
As ourivesarias teêm de estar legalizadas na Contrastaria em Lisboa, julgo que também existe no Porto mas para este caso, e como é em Angra e possívelmente de todos os Açores tem de ser emLisboa a legalização feita anualmente, o que dará mais uma possibilidade de a procurar porque se existiu tem de estar documentada, a direcção é a seguinte:

INCM
Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Av. António José de Almeida - 1000-042 Lisboa

E carimbado no documento CONTRASTARIA DE LISBOA

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 35 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora