pessoal, repasso o texto feito pela minha avó. por gentileza, nos ajudem na empreitada. Espero que alguém se sensibilize!
Meu nome é Ruth de Jesus Moreira da Silveira, nasci no dia 19 de fevereiro de 1932, logo, tenho 76 anos de idade, viúva, sou uma pessoa de idade avançada como se pode perceber e muitos problemas de saúde. Não tenho condições financeiras de fazer uma viagem para eventuais pesquisas.
Meu pai José Moreira veio para o Brasil no dia 05 de novembro de 1918, tínhamos uma relação pessoal muito complicada, uma vez que meu pai não permitia que seus filhos lhe dirigissem a palavra, era uma pessoa de educação muito ríspida e não aceitava questionamentos dos filhos. Possuo apenas 3 documentos dele, um expedido pela República Portuguesa, inscrição consulado em S. Paulo, uma carteira de identidade para Estrangeiro, e uma carteira de sócio benemérito da Beneficência Portuguesa, os dados seguem : Sócio José Moreira Categoria: Benfeitor desde 25/10/1934. Diploma: 1494 e Rg: 001755. Como é de se observar, nesse documento expedido pelo Consulado de Portugal em São Paulo, com inscrição de número 54.611, livro 35 de matrícula, consta que meu pai, José Moreira, era casado, filho de Augusto Moreira Júnior e Antonia de Jesus, nascido no dia 05 de abril de 1902, freguesia de “Juncaes”, conselho de Fornos de Algodres, distrito administrativo de Guarda, documento este expedido no dia 20 de outubro de 1930. Enviei esses dados como sendo dele, para que pudesse atualizar sua situação como “falecido e viúvo” e então dar entrada em meu pedido de reconhecimento da Cidadania Portuguesa, pois é lá que quero viver o final de minha vida, porém recebi o papel com alguns grifos, informando que não estão corretos.
Tenho algumas amigas em Portugal e solicitei algumas ajudas, mas não estão conseguindo me ajudar, os documentos têm mais de 100 anos e não se encontram mais nos “cartórios” onde deveriam.
Minha mãe, Maria Augusta da Cunha Moreira, nascida no dia 03/06/1903, filha de Joaquim da Cunha e Maria Ribeiro, sendo que o único documento que possuo de minha mãe é é a carteira de identidade para estrangeiro, expedida em 04 de abril de 1944, no qual tem como seu nascimento em Viseu – Portugal, nada além disso. Veio para o Brasil aproximadamente no mesmo ano (1918), conheceu meu pai no Rio de Janeiro e ela se mudou com sua família para São Paulo. Meu pai seguiu o caminho da paixão para então poder se encontrar com ela e realizar o sonho de constituir sua família. Não consigo localizar a certidão de casamento dos dois, uma vez que nesta época já existiam muitos cartórios em São Paulo, mas o que consigo aproximar e muito é que eles se casaram entre 1918 e 1930, que é o documento que vos envio em anexo alegando que meu pai já era casado.
Do Pedido.
Venho por meio desta carta, solicitar um auxilio na obtenção da minha cidadania portuguesa não só em virtude de minha idade avançada, mas para a realização de um sonho e uma promessa feita para minha mãe, antes de seu falecimento que voltaria para Portugal reencontrar suas origens. Já adiantei alguns processos e consegui pelo Ministério das Relações Exteriores o reconhecimento necessário da minha certidão e também a certidão de óbito atualizada de meus pais, documentos que estão prontos para serem apresentados ao Consulado Geral de Portugal – SP. Preciso conseguir a certidão de nascimento de minha mãe e de meu pai, constando corretamente os locais de nascimento, mas não estou encontrando os endereços eletrônicos para que possa fazer eventuais pesquisas, gostaria também de conseguir um endereço eletrônico das Igrejas matrizes possíveis de se encontrar algum registro de batismo dos meus pais, seria da Matriz de Viseu, de Guarda, de Fornos de Algodres e de Juncais. Pelos documentos que possuo, certamente eles foram registrados em paróquias de uma dessas matrizes. Por gentileza, caso possa me auxiliar na busca, me responda o mais urgentemente possível, mesmo que não possa, me informe para que tente outros meios de obter a tão sonhada ajuda. Desde já, meus sinceros agradecimentos.
Para facilitar a Busca:
Pai: José Moreira
Nascimento: 05 de abril de 1902
Avós: Augusto Moreira Júnior e Antonia de Jesus
Consta de um documento brasileiro que não sabemos se é correto: nascido na freguesia de Juncais, conselho de Fornos de Algodres, distrito administrativo de Guarda
Mãe: Maria Augusta da Cunha
Nascimento: 03 de junho de 1903
Avós: Joaquim da Cunha (filho de Bernardo da Cunha e Cristina Amélia) e Maria Ribeiro
Consta de um único documento brasileiro: nascimento em Viseu –
meus dados para contato são:
rodrigograzioli@msn.com e ou skype: drrodrigograzioli