Silvia
Claro que o o login funciona, porém o usuário tem que acessar o site, digitar seu email, digitar ou copiar e colar a palavrapasse e clicar em login.
Vários dos meus parentes acessaram sem problema, porém:
Uns entraram no link errado e sairam construindo sua árvore, sem se dar conta que havia um usuário e senha(palavrapasse), pois as decisões e os cliques estão cada vez mais rápidos e pouco lemos, queremos é clicar......
Outros possuem mais de um email, receberam o convite por um email e tentaram acessar o site com o outro.....vê se pode....mas aconteceu, mais de uma vez.
Outro anotou sua senha em um papel para digitar no site, claro que anotou errado e não estava conseguindo acessar......
O outro não conseguia copiar e colar sua senha no site..
Ou seja o convite deixou margem para todo esse tipo de erro do usuário.....
Quanto ao exemplo que enviei, o usuário clica no link e vai direto ao site, tem uma pergunta que ele responde sim ou não e já sai visualizando sua árvore. Sem a necessidade de digitar usuário e senha.......
A definição é intuitivo, fácil uso, ergonômico....usabilidade.
Atraves de técnicas de programacao e layoyt o usuario consiga acessar de modo facil o conteudo.
Que esta programação se preocupe desde usuario com deficiencia ate o mais avancado.
Na verdade é disto que estou falando.
Se o objetivo do meusparentes é aumentar o número de acessos e construir árvores cada vez maiores, deve se preocupar com estas questões, que parecem bobas mas não são e podem ser decisivas no sucesso de um site/aplicativo. Taí o google e seus aplicativos.
Voltando ao convite, antes do "Aqui" está escrito meusparentes.com.br tres vezes no convite. Estes viram links que chamam a atenção do usuário e por isso é que eles clicam, por estarem antes do "aqui" e antes das explicações de login e senha.
Por isso o primeiro link possível deve ser o de acesso DIRETO - sem a necessidade de login e senha - para a árvore.
Depois de "ajudar" o usuário a acessar ele adora o site e com certeza na próxima vez vai estar mais interessado em acessar, dai sim vai atraz de seu usuário e senha e proceder com login.
Melhor ainda deveria ser, quando ele acessa o site já estar logado e acessar a árvore direto, assim como é com o gmail, pois quando abro o gmail as minhas informações já estão gravadas e eu ja saio usando.
" Salvar as minhas informações neste computador" essa é a pergunta que o gmail faz. se eu disser sim, na próxima vez eu já esterei logado. Esta prática é bem difundida já.
Para saber mais sobre usabilidade:
http://usabilidoido.com.br/cat_usabilidade.html