No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Sex Fev 10, 2012 6:42 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Convite
MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2007 3:21 am 

Data de registro: Qui Nov 22, 2007 7:09 pm
Senhores
Tenho mais uma Sugestão, agora quanto ao convite:

Ocorre que os convidados não estão acessando facilmente a minha árvore e sim estão começando árvores novas......

O convite traz várias vezes o link do site que quando clicado vai para a tela de começar uma árvore nova causando confusão ao convidado.

Sugiro que o convite seja mais sucinto e traga por primeiro o link de acesso ao site.
Este link deve ser identificado, ou seja, ao clicar o convidado automaticamente faz login na árvore, sem a necessidade de digitar email e palavra-passe. Desta forma aumentará a facilidade de acessar e consequentemente o número de acessos.

Outra boa prática é a de permitir que o usuário possa gravar seus dados no computador, para logar automaticamente ao entrar no site. (Assim como o Gmail faz).

Desculpe minhas intromissões, mas realmente considero o meuparentes de muita valia e gostaria de ajudar a melhorar e torná-lo cada vez mais "userfriendly"

Assunto do Tópico: exemplo de convite amigável
MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2007 4:37 pm 

Este é o convite de um outro site de genealogia chamado Genoom, deem uma olhada de como é mais amigável:

Olá Fulano de tal!

Adicionei você à árvore genealógica da nossa família no Genoom.

Estou enviando um convite para que você possa ajudar a completar a árvore com fotos e informações.

É muito fácil e divertido, você vai ver!

Para participar, clique em:

http://www.genoom.com/login?token=wo9Mw ... KRwpBqUn1R

Te espero lá!

Rafael sos Santos

Quando clicado no link vai direto para o site e pergunta se sim ou não para participar. Caso o usuário clica em sim, o login é feito automaticamente......

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2007 10:19 am 
Site Admin

Data de registro: Qua Out 17, 2007 1:20 pm
@paconildo: Obrigada pela tua sugestão, mas infelizmente não entendo porquê que os teus parentes não conseguem ter acesso à tua árvore. O nosso sistema é idêntico ao do Genoom. O Email que a pessoa convidada recebe é assim:

Olá Senhor Da Silva,

eu, Silvia, adicionei-te à nossa árvore genealágica em meusparentes.com.pt.

meus parentes.com.pt é um novo e completo gratuito serviço de internet, que capacita a famílias a construir a sua árvore genealógica, a analisar e a ficar em contacto uns com os outros. Na nossa árvore já existem 168 Pessoas! s nossos dados estão completamente seguros em meusparentes.com.pt. Só tu e os nossos Familiares convidados têm direito a ver os dados.

Aqui vais à nossa ávore genealógica:

Lá podes fazer directamente Login com os dados seguintes:

O teu E-mail:
joaquim59@hotmail.com

A tua palavra-chave provisória:
JKABKMWBGVF

Depois vais a "editar o meu perfil" e afinas uma palavra-chave nova e final.

Espero que nos encontramos em meusparentes.com.pt!

Cumprimentos, Silvia

Ao clicar em "Aqui" abre-se logo o nosso site onde a pessoa tem de introduzir o seu Email e a palavra-chave dada por nós! Ao fazer isso, entra depois automaticamente na árvore da pessoa que a convidou.
Claro que tem de introduzir estes dados, para puder entrar sempre na árvore. Cada pessoa tem de ter o seu próprio email e a sua própria palavra-chave!
Será que não estou a entender o teu problema? :?:

Assunto do Tópico: Usabilidade
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2007 7:23 pm 

Silvia

Claro que o o login funciona, porém o usuário tem que acessar o site, digitar seu email, digitar ou copiar e colar a palavrapasse e clicar em login.

Vários dos meus parentes acessaram sem problema, porém:
Uns entraram no link errado e sairam construindo sua árvore, sem se dar conta que havia um usuário e senha(palavrapasse), pois as decisões e os cliques estão cada vez mais rápidos e pouco lemos, queremos é clicar......
Outros possuem mais de um email, receberam o convite por um email e tentaram acessar o site com o outro.....vê se pode....mas aconteceu, mais de uma vez.
Outro anotou sua senha em um papel para digitar no site, claro que anotou errado e não estava conseguindo acessar......
O outro não conseguia copiar e colar sua senha no site..

Ou seja o convite deixou margem para todo esse tipo de erro do usuário.....

Quanto ao exemplo que enviei, o usuário clica no link e vai direto ao site, tem uma pergunta que ele responde sim ou não e já sai visualizando sua árvore. Sem a necessidade de digitar usuário e senha.......

A definição é intuitivo, fácil uso, ergonômico....usabilidade.
Atraves de técnicas de programacao e layoyt o usuario consiga acessar de modo facil o conteudo.
Que esta programação se preocupe desde usuario com deficiencia ate o mais avancado.

Na verdade é disto que estou falando.
Se o objetivo do meusparentes é aumentar o número de acessos e construir árvores cada vez maiores, deve se preocupar com estas questões, que parecem bobas mas não são e podem ser decisivas no sucesso de um site/aplicativo. Taí o google e seus aplicativos.

Voltando ao convite, antes do "Aqui" está escrito meusparentes.com.br tres vezes no convite. Estes viram links que chamam a atenção do usuário e por isso é que eles clicam, por estarem antes do "aqui" e antes das explicações de login e senha.
Por isso o primeiro link possível deve ser o de acesso DIRETO - sem a necessidade de login e senha - para a árvore.
Depois de "ajudar" o usuário a acessar ele adora o site e com certeza na próxima vez vai estar mais interessado em acessar, dai sim vai atraz de seu usuário e senha e proceder com login.
Melhor ainda deveria ser, quando ele acessa o site já estar logado e acessar a árvore direto, assim como é com o gmail, pois quando abro o gmail as minhas informações já estão gravadas e eu ja saio usando.
" Salvar as minhas informações neste computador" essa é a pergunta que o gmail faz. se eu disser sim, na próxima vez eu já esterei logado. Esta prática é bem difundida já.

Para saber mais sobre usabilidade: http://usabilidoido.com.br/cat_usabilidade.html

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Nov 29, 2007 9:50 am 
Site Admin

Data de registro: Qua Out 17, 2007 1:20 pm
@paconildo: Obrigada pelo teu sacrifício. Os nossos técnicos também ainda não estão muito contentes com o nosso convite. Eu vou anotar a tua sugestão e aprensentá-la à nossa equipa! :wink:

Assunto do Tópico: Só para constar...
MensagemEnviado: Dom Ago 24, 2008 3:37 pm 

Data de registro: Seg Ago 18, 2008 6:47 pm
Mesmo que o texto do convite não exiba o nome do site como um link (ou seja, exibe texto plano), alguns emails convertem para link automaticamente...

Helder

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Dom Ago 24, 2008 7:42 pm 

Data de registro: Qui Ago 07, 2008 6:23 pm
Apoio totalmente as sugestoes do paconildo. Tenho alguns parentes que tiveram os mesmos problemas.

abracos
emerson

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora