Walter Olivas escreveu:
a progressão da minha família é bem pequena comparada a de outras famílias
Primeiramente, só para deixar registrado: o
record mundial, segundo o Guinness 2004, é de 69 filhos para uma única mãe!
Vejam:
http://www.guinnessworldrecords.com/new ... 80304.aspxMesmo assim, vou pensando um pouco sobre o assunto, tenho as seguintes considerações a fazer:
* O circulo de antepassados com N gerações, exibe 2^(n-1) pessoas na camada mais externa do circulo, ou seja, do centro para fora: 1 (eu), 2 (pais), 4 (avós), 8 (bisavós), 16 (trisavós), 32 (
sei-lá-o-que-avós). Atualmente, são permitidas essas 6 gerações, pois 32 pessoas na parte externa do circulo parece aceitável;
* Em uma familia onde a média de filhos por pessoa seja 6, já teríamos 6x6 = 36 netos por pessoa. Como 6 não é assim tão grande, acho que em geral, o círculo de descendentes não poderá passar da 3 geração.
* No entanto, o problema maior é exibir os nomes da camada externa em um tamanho aceitável, por isso acho que o limite
não deve ser fixado em relação ao
número de gerações, mas sim, no número de
pessoas que aparecem na última camada. Por exemplo, se em certo "ramo" de uma família todo mundo tem no máximo dois filhos, então é perfeitamente aceitável exibir as 6 gerações (como se faz atualmente para os antepassados), pois somam apenas (!) 32 pessoas no extremo do circulo. Conclusão: em princípio, fixa-se um número máximo (a ser determinado, mas possivelmente algo em torno de 35) de pessoas a ser exibidas na camada externa, e calcula-se (em cada caso) quantas gerações poderão ser exibidas com esse limite.
* Uma possibilidade para exibir mais gerações é optar por não exibir cada uma por completo. Por exemplo, ao clicar em "circulo de descendentes", poderia ser aberta uma janela com uma lista dos filhos da pessoa que está selecionada no momento. Ao lado de cada filho, estaria disponível uma caixa de verificação [ ] (marcada por padrão) que poderíamos desmarcar, caso não seja de nosso interesse ver determinado ramo de decendentes. Adicionalmente, poderia ser exibido um botão [+] ao lado de cada um, para que pudessemos ver quem são os filhos de certo filho da pessoa selecionada, e para essa lista de netos, pudessemos escolher quais serão exibidos. E assim por diante, recursivamente, para os bisnetos e demais... Deste modo, quem tem interesse em exibir os decendentes em um circulo pode escolher os ramos relevantes da árvore (e omitir os maiores ramos, quando não forem tão necessários). Para que não se tivesse a impressão de que um circulo que exibe apenas parte dos decendentes é o circulo completo, poderia ser exibido em algum canto algo como:
Este circulo exibe apenas FFF dos filhos de PESSOA, NNN de seus netos, e BBB de seus bisnetos. Por hora é isso...
Até mais!
Helder