No fórum de meusparentes os nossos utilizadores portugueses e brasileiros podem conversar uns com os outros e responderem a perguntas. Discutir uns com os outros sobre as suas árvores genealógicas e genealogia em geral.

follow me on twitter
Hoje é Sex Fev 10, 2012 6:29 pm

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 3 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: TÍTULOS NA SUA ÁRVORE
MensagemEnviado: Sex Nov 07, 2008 3:26 am 

Data de registro: Seg Set 08, 2008 5:25 pm
Monarquia, realeza e nobreza.

Querendo ou não querendo, temos muito ainda de Portugal, temos muito do sangue e da cultura. Foi uma decisão incrível de Rei de Portugal a 200 e poucos anos atrás. transformar o Brasil em Reino de Além Mar.
Quem pensa que o Brasil apagou de vez a Monarquia, está redondamente enganado.
Só em 1993 num plebiscito em que 7,5% dos brasileiros votaram pela Monarquia e mais de 50% pela República se dizia que a Monarquia acabaria de vez no Brasil, mas, graças a Deus não fizemos como os russos em 1917, e a ordem resultante desta consulta foi: “Aqui não aceitamos mais o comando de um rei”. Balela, mentira.
Este país ainda é monárquico e muito monárquico. Eu desafio uma mulher que já não tenha sido chamada de PRINCESA (não precisa me chamar de sapo), ou alguém que já não tenha sido servido no REI DOS PASTÉIS, dos PICOLÉS, do PÃO COM MORTADELA, ou na RAINHA DOS ACARAJÉS, e por falar na Bahia, sinta a majestade nos termos usados lá, “Meeeu Reeei, pode pedir que eu mando trazer”. Somos um reino com muitos reis.
Quando pensamos que o Brasil esteve mais tempo sob regime monárquico do que republicano, entendemos o porquê de Rainha dos Baixinhos, Rei Pelé, Rei Roberto Carlos e até o Rei dos Reis das quadras de vôlei do Galvão Bueno. A realeza anda solta nos painéis das lojas, nos esportes, nas passarelas e pior do que isso, em muitas línguas, como o “King Size”, na economia temos Banco isso banco aquilo, no comércio então nem se fala, tem até palácio, o Palácio dos enfeites, dos importados, das roupas, e vão, por aí, muitos exemplos; São coisas de nossa cultura. Mas o que eu quero falar é sobre a modernidade da Realeza.
Os tempos mudaram, não somos mais Monarquia, nem Anarquia, somos um país que aderiu a modernidade. Enquanto na Idade Média quem tinha terra era rico e nobre, hoje esta riqueza está nas mãos de quem tem conhecimento. E porque não dar a eles estes títulos da moderna nobreza?
De Cavaleiros, Duques, Marqueses e Viscondes temos hoje os PhDs, Mestres, CEOs, Doutores e muitos outros títulos que modernizaram, como modernizou o mundo. Estes títulos são motivo de orgulho para quem os tem e para quem tem alguém na família que os tenha. Aliás, o título de Doutor para médicos, dentistas e advogados é obra dos tempos da Monarquia.
Eu gostaria de saber, se, quando você coloca um nome em sua árvore, você procura preencher também o título? Sim, os títulos modernos, mas, isso é modernidade? Não, já vem de longa data, e é muito comum você achar em documentos antigos o seguinte texto:
“Dom Antonio de NORONHA do Conselho de Sua / Majestade Fidelíssima Governador e Capitão General da Capitania das Minas Geraes nella Prezidente das Juntas da / Fazenda Real e da Justiça...” que você pode traduzir por Governador e Juiz de Direito ou;
“Eu José Alves de PROENÇA, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro estando em meu perfeito Juízo...” que você deve traduzir por Padre e muitos, muitos outros exemplos que dão direito ao possuidor de figurar entre os destaques de sua época, de sua família e de uma sociedade.
Então, quantos de seus parentes têm títulos de nobreza? E são de nobreza sim, pois poucas pessoas têm a oportunidade de adquiri-los. Eu garanto a todos vocês, sua árvore ficará muito organizada se você for, à medida do possível, honrando e homenageando estes parentes, pois quem mexe com documentos e lê um nome com o seu devido título no pré-nome, vai saber exatamente onde procurar mais informações sobre aquele indivíduo. Ou você procuraria o Presbítero José Alves PROENÇA descrito acima em algum outro lugar que não em um documento de Igreja?
Se existe dúvida sobre o campo título na composição do nome de seu parente, vamos criar aqui uma ajuda mútua, eu dou o primeiro passo, vocês me ajudam a completar e deixar o registro para quem ler no futuro, tá legal?
Não usem este campo para Tio, Tia, Vô ou Vó.
Então, vamos colocar os títulos que conhecemos, discutir sobre eles, descrever onde e quando é aplicado ao nome, alguém se dispõem?
Título + descrição:
Professor (a) Mestre: Título adquirido por escolaridade e efetivo término do curso de mestrado que segue a graduação em instituição pública ou privada de curso superior com defesa de tese, podendo o detentor dar aulas para pupilos.
Venerável Mestre Maçom: Dado as pessoas que por merecimento ou estudo, atingiram o mais alto grau hierárquico da Loja ou célula maçônica.

Assunto do Tópico: Re: TÍTULOS NA SUA ÁRVORE
MensagemEnviado: Qui Nov 27, 2008 10:52 pm 

Para ajudar na colocação de títulos na sua árvore segue a relação dos Títulos Eclesiásticos.

Episcopado

* Papa
* Cardeal

- Cardeal-bispo

- Cardeal-presbítero

- Cardeal-diácono

* Patriarca
* Primaz
* Arcebispo

- Arcebispo Metropolitano

- Arcebispo Titular

* Bispo

- Bispo Diocesano

- Bispo-coadjutor (Bispo Titular com direito de sucessão)

- Bispo-auxiliar (também é Bispo Titular)

- Bispo-titular

* Abade Territorial

Presbiterado

* Abade
* Monsenhor

- Protonotário Apostólico Numerário

- Protonotário Apostólico Supranumerário

- Prelado de Honra de Sua Santidade

- Capelão de Sua Santidade

* Vigário-Geral ou Vigário-Episcopal
* Cónego
* Vigário
* Presbítero

Diaconado

* Diácono

Assunto do Tópico: Re: TÍTULOS NA SUA ÁRVORE
MensagemEnviado: Dom Nov 30, 2008 11:38 pm 

Doutor e Doutora: O título de Doutor é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico, o qual é conferido por uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, após a conclusão de um curso de Doutorado ou Doutoramento.

E como ficam os Advogados, Médicos, Arquitetos e Engenheiros que não fizeram Doutorado no Brasil?

Não queremos polemizar, só citaremos aqui para conhecimento de todos, pois já existem várias discussões ai pela internet sobre o uso do título por advogados, médicos, arquitetos e engenheiros devido a um Decreto Imperial , de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, que deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, que: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. E em contrapartida temos a Lei no. 8.906 de 04/07/94, Capítulo VIII, Art. 33 onde resumimos em “O título de Doutor é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico”. Assim fica da seguinte forma: Advogados, Médicos, Arquitetos e Engenheiros são Doutores pela Lei Imperial, mas não Doutores pela Lei de 1994, pois teriam que fazer o Mestrado e posteriormente o Doutorado. Você entendeu? Não? Eu acho que muitos juristas também não, mas para nós o importante é colocar o título na árvore. De todas as polêmicas que eu vi, só deu para tirar uma conclusão: Advogados, Médicos, Arquitetos e Engenheiros formados entre 1827 e 1994 são doutores por Lei Imperial, após isso eu creio que ficou claro a necessidade da conclusão e apresentação de tese.O mais correto é colocar o título, pois já é uma cultura popular e enquanto durar a polêmica.

Leia mais nos links polêmicos:

Carmen Leonardo do Vale Poubel arquivo em PDF

JUS NAVEGANDI Posições muitos interessantes - DEBATE CALOROSO

Carta Resposta OAB/RJ – VIA 6

No GOOGLE você digita TÍTULO DOUTOR que você vai ver mais sobre o assunto.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 3 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC + 1 hora